RELACIONAMENTOS

Quem nunca teve um amigo ou parente que só procura no momento da necessidade? Pedem ajuda, solicitam conselhos e por circunstâncias desconhecidas, simplesmente se esquecem dos benefícios recebidos? Ou quem sabe você é essa pessoa?

Vivi isso repetidas vezes e ainda vivo, contudo, Deus sempre tem lições valiosas para nos ensinar se estamos prontos para aprender. Senti-me, muitas vezes, incomodada com essa ingratidão das pessoas, até que Deus um dia me confrontou, perguntando “por que isso é tão importante para você?”.

José estava preso por causa da mulher de Potifar. Na prisão, o carcereiro viu que ele era um bom homem e por isso, o encarregou de todos os outros presos. Faraó um dia se aborreceu com as ofensas do copeiro e do padeiro do palácio e mandou prendê-los. Numa noite, ambos tiveram um sonho, mas não sabiam o que significavam. No dia seguinte, José pediu que eles contassem os sonhos e, com a ajuda de Deus, ele poderia decifrá-los. José revelou ao copeiro que dentro de três dias ele estaria livre e voltaria a servir ao rei no palácio e disse ao padeiro que também dentro de três dias, ele morreria, pois Faraó mandaria executá-lo. Um detalhe importante nesse relato é que José, ao decifrar o sonho do copeiro, lhe faz um pedido: “lembre-se de mim e seja bondoso comigo quando estiver com o rei”. O copeiro foi liberto e passou a servir novamente ao rei, mas ele se esqueceu de José. Não falou sobre ele a Faraó, e José continuou preso!

Muitas vezes passamos por situações assim, em que as pessoas nem sempre serão gratas pelo que fizemos, mas por que isso nos afeta tanto? Me lembrei da pergunta anterior que Deus havia me feito.

Reconhecimento é o ponto!

Todo ser humano tem a necessidade da aceitação e apreciação, isso faz parte da nossa natureza, e quando isso não acontece nos nossos relacionamentos, surge um sentimento de desvalor e falta de gratidão.

Um lugar onde as pessoas buscam muito por prestígio é dentro das igrejas. Relacionamentos são destruídos porque as pessoas carentes de aprovação se sentem incompreendidas, mal amadas, rejeitadas e excluídas. Algumas até deixam suas congregações em busca de novos lugares na expectativa de saciarem sua sede de reconhecimento. No entanto, se esquecem de que não adianta mudar o lugar, pois o problema é interno, a pessoa é que precisa mudar.

Os relacionamentos interpessoais são uma das ferramentas estratégicas de Deus para lapidar nosso caráter. O aprendizado adquirido através do convívio com outras pessoas nos ensina a melhorar nossas atitudes, pois nos leva a rever alguns conceitos e valores que estão enraizados e que muitas vezes precisam deixar de fazer parte da nossa vida, para melhoria das nossas emoções e dos nossos relacionamentos!

Não morda a maçã do “mimimi” nos relacionamentos, não seja a pessoa melindrosa, você tem muito valor e Deus te reconhece!

As Escrituras

Gênesis 39:14-15

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Dr. Antenor Soares Gandra, 485
Colônia, Jundiaí - SP, 13218-335

Siga-nos

© IGREJA BATISTA MEMORIAL DE JUNDIAÍ ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.