Membresia

Novos membros, transferências e desligamentos.

Recebimento

O recebimento do novo membro é encaminhado de acordo com a situação da pessoa. Como cada pessoa que chega a nós tem um histórico cristão específico, nós temos diferentes maneiras de transformar um frequentador em um membro de nossa igreja, desde que atenda aos Requisitos para a Membresia.

As formas de recebimento de membros, de acordo com o Estatuto da IBMJ, são:

– Carta de Transferência

Para pessoas que já são membros de igrejas batistas da Convenção Batista Brasileira. A pessoa participa do curso “Conhecendo a IBMJ e a Igreja de Cristo” e depois apresenta-se diante da assembléia, solicitando sua admissão como membro. Eventualmente, pode ser solicitado que o futuro membro curse primeiro a classe “Maturidade Cristã”, antes de ser encaminhada a sua aceitação.

– Batismo

Esta é a forma de entrada para todas as pessoas que não eram evangélicas antes de vir para a nossa igreja, bem como para os evangélicos que não foram batizados por imersão. A pessoa faz o curso ” Conhecendo a IBMJ e a Igreja de Cristo” e o curso “Maturidade Cristã”. Depois apresenta-se diante da assembléia da igreja para dar sua pública profissão de fé. Nesta ocasião ela narrará sua experiência de conversão e os membros poderão lhe dirigir perguntas sobres sua doutrina e vida cristãs. Sendo o candidato aceito pela assembléia, o batismo é efetuado na primeira ocasião possível.

– Reconciliação (ou Reconciliação e Transferência)

Para pessoas que já foram membros de uma igreja batista da Convenção Batista Brasileira, mas foram desligadas do rol de membros de sua igreja por ausência, desvio doutrinário ou conduta incompatível com o cristianismo. A pessoa faz o curso “Conhecendo a IBMJ e a Igreja de Cristo” e o curso “Maturidade Cristã”. Depois apresenta-se diante da assembléia da igreja para solicitar sua reconciliação. Se, antes de ser desligada, ela era membro de nossa igreja, basta um pedido simples de reconciliação. Se ela era membro de uma outra igreja batista, depois de apresentado o caso na assembléia, nossa igreja envia uma carta a essa igreja, solicitando que o membro afastado seja reconciliado e transferido para a nossa igreja.

– Aclamação

Para irmãos de outras igrejas evangélicas, que foram batizados por imersão, depois de convertidos. Também para irmãos de outras igrejas batistas, em casos onde não foi possível o recebimento por carta de transferência. No caso de recebimento por aclamação, o irmão é simplesmente declarado membro pela assembléia, diante do seu testemunho de que é um crente em Jesus, sem a necessidade de submeter-se ao batismo. Se o candidato à membresia vem de outra denominação, deve fazer o curso “Conhecendo a IBMJ e a Igreja de Cristo” e o curso “Maturidade Cristã””. Depois apresentar-se diante da assembléia da igreja para solicitar sua aclamação. No caso de irmãos de outras igrejas batistas, primeiro devem ser esgotados os meios normais de admissão. Não sendo possível resolver-se a questão por carta de transferência, encaminha-se então o recebimento por aclamação.

Clique aqui para download da Ficha de Intenção de Membresia da IBMJ


Desligamento

Nossa igreja esforça-se por manter seu rol de membros atualizado. Mês a mês, portanto, pessoas entram e pessoas deixam a membresia da nossa igreja. O desligamento de um irmão do nosso rol de membros ocorre em uma destas situações: (Vide Estatuto)

– Falecimento

Quando a pessoa morre, sendo membro ainda de nossa igreja. Neste caso, é registrado em ata o dia do seu falecimento.

– Pedido de Transferência

Quando o membro deixa nossa igreja para filiar-se a outra igreja batista da Convenção Batista Brasileira. Neste caso, a igreja que deseja recebê-lo solicita de nossa igreja sua carta de transferência.

– Desligamento por Abandono

Quando o membro deixa de participar das atividades da igreja por um longo período de tempo. Neste caso, se for possível, o membro é visitado por uma comissão de membros, com o objetivo de traze-lo de volta à comunhão com a igreja. Falhando a tentativa de reintegração, ele pode ser desligado por ausência.

– Desligamento por Desvio Doutrinário

Ocorre quando um membro não concorda mais com as doutrinas da nossa igreja, conforme apresentadas na Declaração de Fé da IBMJ. Ocorre também quando o irmão deixa de frequentar nossa igreja para filiar-se a uma igreja evangélica que não faz parte da Convenção Batista Brasileira.

– Solicitação de Desligamento

Ocorre quando um membro solicita seu desligamento por motivos pessoais.

– Desligamento por Conduta Incompatível com o Cristianismo

Quando o membro apresenta comportamento pecaminoso que prejudica a vida da igreja ou a imagem do evangelho. Nestes casos, seguimos a orientação de Jesus: “Se teu irmão pecar, vai argui-lo entre tí e ele só. Se ele te ouvir, ganhastes a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:15-17). O desligamento, num caso como este, é necessário, como diz o apóstolo Paulo: “Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que vós recebestes” (2 Aos Tessalonicenses 3:6; ver também Aos Romanos 16:17; I Aos Coríntios 5:1-7; I A Timóteo 3:5 e Tito 3:10,11).

Endereço

Rua Dr. Antenor Soares Gandra, 485
Colônia, Jundiaí - SP, 13218-335

Siga-nos

© IGREJA BATISTA MEMORIAL DE JUNDIAÍ ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.