"Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me" (Lucas 10:40).
Muito se ouve sobre o ativismo de Marta e da fidelidade de Maria, sua irmã, que parou para ouvir os ensinamentos de Jesus.
"Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" (Provérbios 21:19).
A mulher exerce papel de suma importância na família. Por esta razão, deve estar atenta quanto às suas atitudes, a fim de manter a paz e harmonia no lar.
O sábio escritor de Provérbios, escreveu uma frase muito dura sobre a mulher rixosa e iracunda. Ele disse da dificuldade de se conviver com ela. A palavra rixosa significa briguenta, barulhenta e a palavra iracunda significa propensa à ira. Para ela nada está bom. Por melhor que o marido faça, está sempre devendo alguma coisa. Parece que todo esforço é em vão. Não se sente valorizado nem respeitado. As fortes críticas são frequentes nos lábios da esposa.
Lamentavelmente, para muitos maridos, o voltar para casa não é o melhor momento do dia. Ficam desanimados quando se lembram do tratamento e atitudes da esposa. Infelizmente, alguns arranjam atividades para retardar ao máximo o momento do retorno.
Vejamos o que disse ainda o escritor: "O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo na mão" (Provérbios 27:15-16).
Após a chuva, existe o restinho de água acumulado nas calhas, que provoca as goteiras, fazendo-nos lembrar que choveu. Ficam pingando sem parar, e aquele barulhinho inicialmente leve, causa irritação profunda com a sua continuidade.
Já tentou pegar óleo na mão? Pois é! Tentar conter a mulher rixosa é algo semelhante.
O que dizer ao marido desta mulher? Que seja paciente, que a ame como Cristo nos ama e busque o aperfeiçoamento de sua relação.
E a mulher rixosa, o que deve fazer? Buscar de Deus sabedoria e graça, para que consiga exercer o domínio próprio. Antes de reclamar e criticar, precisa parar e pensar. Ter misericórdia do seu marido, e poupá-lo desses momentos de angústia.
"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tiago 1:19).
As Escrituras
Provérbios 21:19
Provérbios 27:15-16
Tiago 1:19-26
11 4533 4191
secretaria@ibmj.org.br