Ao longo da história, Deus trabalha com Jonas para mudar o seu caráter. Deus abençoou, salvou e libertou o povo de Nínive, após seu arrependimento e mudança. Deus fez isso com Jonas também quando ele estava na barriga do peixe e confessou e pediu perdão por ter se desviado do que Deus desejava para ele. Salvando Jonas, Deus salvou Nínive.
Quando Jonas viu aquele povo ser abençoado e perdoado, ele ficou incomodado. Parece que ele tinha o hábito de ser descontente. Ele era uma pessoa que não ficava contente com nada. Nem na vitória, na alegria ele não conseguia enxergar as coisas boas que Deus havia feito.
Mas Deus queria corrigir os hábitos errôneos de Jonas, porque tinha uma missão pra ele. Deus queria fazer algo maravilhoso através de Jonas e queria que ele curtisse isso.
Quando você é uma pessoa satisfeita e feliz na sua vida e na missão que Deus te deu, você é uma pessoa misericordiosa, amorosa e perdoadora, à semelhança de Deus. Jonas precisava experimentar isso em sua vida.
No versículo 5 do capítulo 4, vemos que Jonas saiu e sentou-se num lugar a leste da cidade. Ali, construiu para si um abrigo, sentou-se à sua sombra e esperou para ver o que aconteceria com a cidade. Quando você é uma pessoa como Jonas, descontente, a atitude que você tem é a de observar a vida e os outros de longe.
Quantas pessoas estão perdendo a missão porque estão construindo um abrigo para observar, para ver o que vai acontecer? Observadores da missão, daqueles que a realizam. Não são pessoas envolvidas na missão. Jonas podia estar lá no meio de Nínive, festejando, vivendo aquele momento maravilhoso da conversão daquela cidade, mas vai para o leste, fica distante… Você gosta de ver a alegria dos outros e não ser alegre? Você gosta de ver a vitória dos outros e não ser o vitorioso? Jonas estava assim.
É necessário entender o valor da própria vida, que você deve ser uma pessoa contente e satisfeita, buscando a missão de Deus para sua vida. E depois entender que essa missão não inclui só você, como Jonas achou, mas que inclui os outros.
A vida só tem razão se houver uma missão. E essa missão só pode ser cumprida se realmente você aprender a viver sendo uma pessoa satisfeita e feliz. Se você vive enfurecido, deprimido, Deus quer mudar esses hábitos. Deus tem esperança em você como tinha esperança em Jonas, e no povo de Nínive.
E é tão bom fazer parte dessa missão! É uma missão emocionante e a vida é gostosa por isso. A gente não sabe o que vai acontecer. Mas vai ser cheia de experiências incríveis que Deus tem para cada um de nós.