"Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele" (Provérbios 29:20).
O homem precisa ser cauteloso com o que fala. Existem maridos que, de tão precipitados que são nas palavras, abrem terríveis feridas, causando profundas marcas no coração da esposa e dos filhos.
Eles precisam entender, que a família necessita de palavras ditas no tempo certo e da forma correta.
Uma mensagem pode ser perfeitamente transmitida sem gritos e ironia, mas com amor, respeito e consideração.
Muitos maridos chegam em casa, proferindo duras críticas e cobranças, antes mesmo de dar um afetuoso beijo ou abraço na esposa. O motivo? O jantar não está pronto, as crianças não tomaram banho, alguma coisa ainda está fora do lugar.
Até o insensato tem mais esperança do que homens como estes.
Ao invés de despejarem palavras indevidas sobre a esposa, deveriam primeiramente, procurar saber como foi o seu dia. “Como você está?” “As crianças estão bem?” Foi tudo bem com você hoje?”
São perguntas de grande importância e que farão muito bem. Desta forma saberão o motivo pelo qual a casa e as crianças encontram-se naquela situação.
Este tipo de homem, não considera o fato de que, a esposa passou o dia inteiro envolvida nas repetitivas e cansativas atividades domésticas.
Também não reconhece o esforço da esposa que saiu para trabalhar para ajudá-lo no orçamento familiar. Ele exige que ela dê conta de tudo, mas não se dispõe a colaborar.
É difícil estabelecer um relacionamento saudável no casamento, quando há um marido insensível. O casamento é uma via de mão dupla. É uma constante doação. Um ato sem interesse. À medida que se doa se recebe. A retribuição acontecerá de maneira natural.
Homens, busquemos de Deus graça e sabedoria. Precisamos cumprir, com excelência, a maravilhosa missão que recebemos: cuidar da nossa família.
As Escrituras
Provérbios 29:20
11 4533 4191
secretaria@ibmj.org.br