Você já ouvir falar em nomofobia?
Publicado em 27/09/2023
Você já ouvir falar em nomofobia? Não? Então vamos conhecê-la.... trata-se de uma fobia dos tempos modernos. É o medo de ficar incomunicável de um jeito bem específico: sem acesso ao celular, computador ou internet. Essa patologia causa dependência desses recursos tecnológicos e os sintomas são: incapacidade de desligar um aparelho eletrônico; consulta, repetidamente, das notificações; obsessão e temor com a duração da bateria; não conseguir ficar em ambientes que não tenham acesso à internet.
As famílias estão cada vez mais sofrendo dessa doença e nem se dão conta. Os Pais não conseguem dar a atenção devida aos filhos e por outro lado, os filhos não têm interesse no que os pais estão falando, ou seja, todos estão conectados com o mundo e desconectados das coisas e pessoas que agregam valor a vida.
Deus, porém, sempre nos chama a atenção sobre alguns valores familiares que estão sendo abandonados, principalmente o discipulado dos filhos.
Leia Deuteronômio 6:1-2 - Deus sabe que o seu povo está bem perto de possuir a terra que lhe foi prometida, então chama Moisés e o orienta a reunir o povo e dizer: “Estes são os mandamentos, os estatutos e os preceitos” que Deus mandou ensinar-te. Deus dá uma terra para o seu povo e diz que antes de chegar lá, precisa temê-lo em família v.2. O Senhor instrui o povo que faça o melhor treinamento do mundo, seja em casa, nas ruas, deitados, em pé, ou pelo caminho. Aquelas famílias de Israel tinham o dever de discipular seus filhos.
Muitos pais são “contratadores” de discipuladores, ou seja, terceirizam o discipulado dos filhos o outros como para a tv, internet e igreja. Essa é uma responsabilidade que Deus ordena para os pais “para que temas o SENHOR (...) tu, teu filho e o filho de teu filho (...) e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6:2,7).
O maior impacto que a Palavra de Deus tem na vida de uma pessoa é quando ela observa a vida espiritual dos seus filhos. Quem chegar primeiro ocupará o coração não só da criança, mas também do adolescente, do jovem e nós não podemos perder essa grande oportunidade que Deus nos dá. Você sabia que no islamismo são os pais que ensinam o alcorão; no judaísmo são os pais que ensinam a Torah e nós cristãos, quem ensinará os nossos filhos?
O desejo de Deus é que as verdades da Palavra sejam transmitidas de geração a geração e ninguém melhor do que os pais para desenvolver essa sublime tarefa.
Que multiplicação gloriosa o Senhor nos convida a realizar!
Devemos o quanto antes, achar tempo para discipular nossos filhos.
Oremos:
Adaptado da Revista Visão Missionária, UFMBB, ano 94, número 2, psicóloga Juceli Lima, 2016, p. 16
Marly B. Cardoso
11 4533 4191
secretaria@ibmj.org.br