Menu fechado

CURSO DE TEOLOGIA

Todas as terças-feiras às 19h

O Curso Livre de Teologia tem como objetivo desenvolver pessoas através do aprimoramento na Palavra de Deus, incentivando-as ao crescimento pessoal e evangelístico, gerando em sua vida sede de compartilhar o conhecimento adquirido, as verdades descobertas durante o curso.

Nossa missão é capacitar o aluno a comunicar-se de forma clara e verdadeira, conforme o Apóstolo Paulo nos orienta:

“…que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” – Efésios 4:14

  • Duração de dois anos e quatro meses com férias em julho e dezembro
  • Composto de 24 matérias podendo ser iniciado a cada livro (curso modular)
  • Curso presencial, às terças-feiras das 19h às 22h
  • Média para aprovação: 7,0 (atingida através de trabalhos e prova mensal)
  • Exigências: ensino fundamental completo
  • Certificação: Médio em Teologia
  • Só é permitido cursar o Nível Avançado para quem já tiver o Certificado de Médio em Teologia

"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade." 2 Timóteo 2:15

Grade Curricular

CURSO MÉDIO EM TEOLOGIA

Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento – tem como objetivo principal inserir o aluno no universo cognitivo dos cinco primeiros livros da Bíblia (Gn., Êx., Lv., Nm. e Dt.) enfatizando, para isso, os principais temas encontrados nesse grupo de textos chamado Pentateuco (ou Torah).

A Soberania Divina na Condução da História de Israel – tem como objetivo principal, apresentar ao estudante de Teologia, os principais eventos que marcaram a história do povo de Deus, a partir da ocupação de Canaã, até os tempos de retorno do cativeiro babilônico. Mais de mil anos, envolvendo inúmeros fatos, estão narrados em doze livros, de Josué a Ester.

A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor – tem como objetivo principal fornecer ao aluno o conhecimento introdutório a respeito do grupo de livros denominados poéticos (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes. e Cantares de Salomão) os quais, representantes por excelência da poesia hebraica, trazem em suas páginas grandes temas da teologia do Antigo Testamento.

Um panorama das terras bíblicas – do curso tem como objetivo principal fornecer ao aluno as principais informações concernentes ao contexto histórico-geográfico das terras bíblicas, capacitando-o a compreender, de forma adequada, o desenvolvimento dos relatos constantes nas páginas das Sagradas Escrituras.

Representantes de Deus em uma missão importante – tem como objetivo principal inserir o aluno no ambiente histórico-político-social dos quatro grandes profetas do Antigo Testamento: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, desenvolvendo, para tanto, os temas e os aspectos mais importantes da vida e da obra de cada um desses profetas.

O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia – tem como objetivo principal inserir o aluno no ambiente histórico-político-social dos chamados Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, importantes personagens no contexto profético do Antigo Testamento.

A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita – tem como objetivo principal introduzir o aluno no universo da Bíblia, fornecendo-lhe as informações preliminares necessárias para a gestação de seu embasamento teórico e preparo para as análises e discussões que, ao longo do curso, surgirão no processo de construção do conhecimento bíblico-teológico.

O cotidiano de um povo escolhido por Deus – tem como objetivo principal introduzir o aluno no universo sócio-cultural dos tempos bíblicos, fornecendo-lhe as informações necessárias para a perfeita compreensão dos costumes, hábitos e tradições do povo israelita nos tempos de formação do Antigo e Novo Testamento.

Interpretando as Escrituras Sagradas – tem como objetivo principal inserir o aluno no fascinante universo hermenêutico das Escrituras Sagradas.

Fundamentos da pregação bíblica – tem como objetivo principal apresentar ao aluno as mais importantes técnicas de exposição da Palavra de Deus, capacitando-o, não apenas a refletir e discutir sobre o valor da pregação bíblica, mas a estruturar, de forma adequada, coerente e eficaz, um sermão.

As Doutrinas Fundamentais da Fé Cristã tem por objetivo maior expor as Doutrinas da Palavra de Deus, a partir de uma perspectiva bíblico-teológica, de maneira a produzir reflexões acerca das verdades constituintes da fé cristã.

Formação, estabelecimento e expansão do Cristianismo – tem como objetivo principal introduzir o aluno no universo do NT, fornecendo-lhe as informações necessárias para a compreensão de seus livros, não apenas a título de informação, mas como base cognitiva para as demais disciplinas do curso.

As narrativas da vida de Jesus e o nascimento da Igreja Primitiva – tem como objetivo principal fornecer ao aluno o conhecimento introdutório acerca dos cinco primeiros livros do Novo Testamento (Mt, Mc, Lc, Jo. e At.), priorizando seu conteúdo a partir dos objetivos traçados por seus autores.

É uma das disciplinas mais importantes do eixo teológico porque apresenta os variados aspectos que envolveram a pessoa de Cristo. Como membro da Santíssima Trindade, o Filho de Deus veio a esta Terra, assumindo a forma humana, com o objetivo maior de entregar Sua vida em sacrifício e morte, para que o Homem pudesse restabelecer a plena comunhão com o Criador.

A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias – tem como objetivo principal conduzir o aluno através da história da Igreja, visitando os principais fatos históricos relacionados ao Cristianismo desde a fundação da primeira comunidade cristã, no primeiro século, até as atuais denominações protestantes.

Fundamentos da Igreja Cristã – tem como objetivo principal inserir o aluno no universo cognitivo das cartas paulinas (Rm., 1 e 2 Co., Gl., Ef., Fp., Cl.,1 e 2 Ts., 1 e 2 Tm., Tt. e Fm.), fundamentais para o estabelecimento doutrinário da Igreja e alento durante as perseguições movidas pelas autoridades romanas durante o primeiro século da era cristã.

A superioridade do Sacerdócio de Cristo e as práticas da vida cristã – tem como objetivo principal fornecer ao aluno o conhecimento a respeito do Sacerdócio de Cristo segundo a perspectiva cristã disposta na epístola aos Hebreus e, concomitantemente, as práticas da vida cristã, tanto nesta, quanto nas epístolas gerais (Tg., I e II Pe., I, II e III Jo. e Jd.).

A excelência do ministério cristão – tem como objetivo principal fornecer ao aluno as principais diretrizes concernentes ao exercício ministerial, conscientizando-o, desta forma, a respeito de sua posição e função junto ao Ministério Pastoral.

Revelações e juízos para o fim dos tempos – tem como objetivo principal introduzir o aluno no fascinante, mas não menos polêmico, ambiente da Escatologia, fornecendo-lhe os instrumentos cognitivos necessários para o aprimoramento e fundamentação dos posicionamentos quanto ao assunto.

À luz da Palavra de Deus – tem como objetivo principal apresentar ao aluno o universo das religiões e das seitas e, na medida em que expõe suas infindáveis heresias, constrói um quadro demonstrativo de seus aspectos fundamentais confrontando-os, concomitantemente, com as assertivas da Palavra de Deus.

A Semente do Evangelho Semeada pela Igreja, apresenta, com riqueza de detalhes, um panorama bíblico-teológico, com ampla fundamentação, sobre a urgência da proclamação do evangelho de Cristo, a partir da clareza na definição das temáticas “evangelismo – evangelização”.

Em defesa do Cristianismo – tem como objetivo principal introduzir o aluno no campo da apologética promovendo o estudo racional e sistemático das evidências e das provas da integridade, autoridade e autenticidade da religião Cristã.

A formação integral do cristão – tem como objetivo principal inserir o aluno no universo administrativo-pedagógico da Escola Bíblica Dominical (EBD) para, por meio das informações trabalhadas ao longo das aulas, resgatar no leitor-aluno a alegria de ensinar as Sagradas Escrituras de forma sistemática e produtiva.

A missão da Igreja em uma perspectiva cristã – tem como objetivo principal fornecer ao aluno os princípios e informações necessárias para a construção de uma perspectiva cristã coerente e sólida a respeito do mais eficaz mecanismo de alcance dos povos para o Reino de Deus: Missões.

CURSO AVANÇADO EM TEOLOGIA

  • 1. Pentecostalismo
  • 2. Pneumatologia
  • 3. Eclesiologia
  • 4. Administração Eclesiástica 1
  • 5. Administração Eclesiástica 2
  • 6. Teologia do Antigo Testamento
  • 7. Teologia do Novo Testamento
  • 8. Soteriologia
  • 9. Ética Pastoral
  • 10. Aconselhamento Pastoral
  • 11. Apocalipse
  • 12. Apologética
  • 13. Português Instrumental
  • 14. Igreja e Sociedade
  • 15. Introdução à Filosofia
  • 16. Teologia Histórica

Nosso curso é aceito a Nível Nacional, e é filiado junto às instituições AETAL (Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina) e ASTE (Associação Seminários Teológicos Evangélicos) e contempla o material do IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus).

Na IBMJ, o Curso Médio em Teologia é coordenado pelos irmãos Wânia e Marcelo Carvalho.

Quer ficar por dentro do que acontece no curso? Siga nossas redes sociais!!

Dúvidas e Informações

Scroll Up