Chegando ao fim

    Nos últimos domingos, temos ouvido pregações com o tema: Por que uns terminam bem e outros desistem? E ouvindo sobre esse tema a palavra que tem ficado em minha mente é perseverança.

     Como precisamos disso em nossos dias! Como tem faltado esse conceito no mundo de hoje! Vivemos em um tempo de carência de pessoas perseverantes que mesmo em situações difíceis continuem firmes, não desistam.
     
     Antigamente o homem do campo parecia ser mais perseverante, mesmo diante das perdas devido a  situações adversas da natureza, ele continuava, aguardava, semeava novamente, não desistia.
 
  No entanto, o homem urbano com muito mais comodidade e conforto, geralmente desiste por qualquer pequena adversidade.
 
     E a Bíblia o que nos diz sobre isso? Em que devemos perseverar?
 
     Encontramos na Bíblia muitas exortações a permanecermos firmes na oração, na Palavra, na comunhão e especialmente a perseverar no Senhor.
 
     Paulo assim nos orienta na carta aos Filipenses 4.1 “permanecei, deste modo, firmes no Senhor”.
 
     O mesmo Paulo  em suas exortações finais da primeira carta aos Coríntios 16.13 diz: “permanecei firmes na fé”.
 
     Paulo orienta Timóteo em 2 Tm 3. 14 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste..”
 
     O autor de Hebreus nos incentiva a isso, usando como exemplo Moisés, e faz a seguinte afirmação sobre ele: “permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível” (11.27).
 
   A igreja primitiva também tinha essa qualidade, em Atos 2.42 diz: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”
 
     E por fim Jesus, o nosso Mestre, na parábola do semeador frisa que só a perseverança produz a vida eterna: “que caiu na boa terra são os que tendo ouvido de bom e reto coração, retém a palavra; estes frutificam com perseverança.” Lc. 8.15
 
     Enfim , Ele nos ensina a nos mantermos perseverantes mesmo em meio a tribulação e em Mt. 24. 13 diz: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” Lucas, no capítulo 21.19,  também registra essa frase de Jesus: “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.”
 
    Irmãos, permanecemos firmes na esperança gloriosa do evangelho. E um dia alcançaremos a vitória final e estaremos com Jesus eternamente.
 
     Termina bem e não desiste, aquele que permanece ao lado de Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé.



VOLTAR