Pai: Deixando um legado que sobrevive ao tempo.

       Gostaria hoje de contar a respeito de um pai que viveu pela fé por volta do ano de 1700, deixou um legado ao mundo muito além do que poderia ter imaginado,  seu nome era Jonathan Edwards.

Este pai sentiu o chamado de Deus para se tornar um ministro. Durante os anos que se seguiram, ele escreveu muitos sermões, orações e livros, e foi influente no início de um grande despertar da igreja da época. Jonathan Edwards e sua esposa produziram onze filhos que cresceram até a idade adulta e, quando seus filhos tinham idade suficiente, os pais começaram a  inclui-los nas discussões sobre a Bíblia, a fé e certeza de salvação em Jesus.
 
Os efeitos da vida da Jonathan Edwards foram de longo alcance, mas os resultados com maior destaque ​​de sua fidelidade ao chamado de Deus são encontrados através de seus descendentes. Registra um estudo feito pelo AE Winship em 1900 no qual  lista algumas das realizações dos 1.400 descendentes de Jonathan Edwards e entre eles foram capazes de encontrar:
 
- 100 advogados e um reitor de uma faculdade de direito
- 80 titulares de cargos públicos
- 66 médicos e um reitor de uma escola de medicina
- 65 professores de faculdades e universidades
- 30 juízes
- 13 presidentes de faculdade
- 3 prefeitos de grandes cidades
- 3 governadores de estados
- 3 senadores dos Estados Unidos
-1 controlador do Tesouro dos Estados Unidos
-1 vice-presidente dos Estados Unidos
 
Que tipo de legado você pai vai deixar? Será que vai ser durador? Será que vai ser imperecível e eterno? Ou você vai deixar para trás apenas edifícios, dinheiro ou bens?
 
1. Temor do Senhor e obedecê-lo.
Seu legado começa em seu coração, em sua relação com Deus. Salmo 112: 1-2 diz: "Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que tem grande prazer em seus mandamentos, sua descendência será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.".
 
2. Ore para Deus usá-lo a cumprir Seus propósitos.
Conforme registrado em 1 Crônicas 4:10, Jabez orou: "Oh, que Tu me abençoes, e estendas os meus termos, e que a tua mão seja comigo , e que me livres do mal. "
Peça a Deus que amplia  sua esfera de influência, e que o ajude a não ceder a nenhuma tentação.
 
3.Seja um melhor mordomo dos seus dons e habilidades.  
Reconheça como Deus tem usado seus dons e habilidades de servir aos outros, ensinar as Escrituras, aconselhando na forma e com postura bíblica. Ajude pessoas a firmar-se na fé e na igreja local, que precisa de homens que tenham um caráter forte, piedoso e uma visão comprometida com suas comunidades.
 
4. Peça a Deus para dar aos seus filhos e família um senso de propósito, direção e missão. O desafio aqui é  deixar para os seus filhos a melhor herança, e não apenas uma herança. Como alguém já disse, "Nossos filhos são os mensageiros que enviamos, a um tempo ao qual não vamos ver."
 
Feliz dia dos pais!!!
Pr. Manassés



VOLTAR