Por que Deus responde?

  Quando foi a última vez que Deus respondeu uma oração sua?

Tenho ainda outra pergunta: como você reagiu quando ele respondeu essa oração?
Eu e você nunca deveríamos encarar o milagre das respostas de Deus às nossas orações como algo corriqueiro. O fato de Ele sequer ouvir nossas orações já é maravilhoso. Nós certamente não merecemos o tempo, a atenção ou os recursos de Deus.
Infelizmente, contudo, percebi que, algumas vezes, eu fico na expectativa, ou me acho no direito de ter uma oração respondida. Eu penso “Deus já me respondeu antes, então ele responderá de novo”. Ou então eu me iludo, pensando “eu tenho honrado a Deus ultimamente, então, ele deve me dar o que estou pedindo”.
Ainda mais chocante é a maneira como eu, às vezes, me torno frio e amargo em relação a Deus quando ele não me responde na velocidade e da maneira que eu esperava. É quase como se minha alma sussurrasse “como ele ousa não me responder”. Que realidade mais sombria e perigosa!
É por isso que precisamos da Bíblia para nos lembrar de novo, e de novo, qual é a maneira certa de apresentar nossos pedidos a Deus. Ao longo dos Salmos e na oração do Senhor Jesus, encontramos 6 razões pelas quais Deus nos responde quando oramos:
1. Seu amor: “Responde-me, Senhor, pela bondade do teu amor; por tua grande misericórdia, volta-te para mim.” – Salmo 69:16
2. Sua compaixão: “Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.” – Salmo 86:1
3. Sua graça: “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.” – Salmo 86:5
4. Sua fidelidade: “Levanta-te! Socorre-nos! Resgata-nos por causa da tua fidelidade.” – Salmo 44:26
5. Sua glória: “porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” – Mateus 6:13
6. Seu Reino: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” – Mateus 6:10
Você não precisa temer ser rejeitado por Deus quando você ora, ou cair no erro de pensar que a oração é um exercício espiritual dispensável. Por quê? Porque Deus é a própria razão que ele tem para lhe responder. A oração pode dar esperança não pelas qualificações de quem ora, mas pelo caráter e pelos propósitos de quem está ouvindo.
Deus responde por causa de quem ele é. Ele reponde por causa do que ele está planejando. Ele responde porque ama nos ver na presença dEle, e ama nos prover com graça para aquele momento. Então, mesmo que você não tenha nada para trazer ao Senhor que possa torná-lo favorável a Ele, você pode se aproximar Ele com confiança.
Ele realmente se deleita em ouvir e responder a seus filhos.
Pr. Paul Tripp



VOLTAR