Maturidade: as razes para a disciplina

Disciplina da Igreja é para o benefício do seu testemunho. A igreja deve manter um bom testemunho perante a comunidade descrente (1 Cor. 5:1). O assunto era de conhecimento comum na igreja e, sem dúvida, na comunidade, também. A igreja tem o nome de Jesus Cristo e representa Cristo neste mundo. É a luz que o mundo vê, e se a luz está corrompida pelo pecado aberto e sério, o mundo vai ser ofendido em Cristo. Compare Fil. 2:14-15, 1 Pe. 2:9-12.

Disciplina da Igreja é para agradar ao Senhor (1 Cor. 5:4). Este ato foi para ser tomado “em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Disciplina da Igreja foi o que Cristo ordenou e é o que Ele deseja. Em Tito 2:14, vemos que uma igreja pura agrada ao Senhor porque este é Seu objetivo em redenção.
Disciplina da Igreja é para corrigir os erros dos membros da igreja (1 Cor. 5:5). Ver 2 Cor. 2:6-8, onde o membro pecador deveria ser restaurado. Quando nós exercitamos disciplina na igreja, devemos ter sempre em mente que nosso objetivo não é destruir as pessoas, mas ajudá-los em tudo que for possível.
Disciplina da Igreja é para proteger a Igreja de estar permeada de pecado e erro (1 Cor. 5:6-8). O pecado é um fermento que pode rapidamente se espalhar.
Existem dois tipos de fermento mencionados no Novo Testamento: o fermento moral do pecado (1 Cor. 5:6) e o fermento doutrinário do falso ensino (Gal. 5:7-9). As Escrituras nunca usam o termo "fermento" para se referir a algo bom.
Fermento é o fungo, o qual, se espalha através de a massa. Pecado e falso ensino são chamados de "fermento", porque se as impurezas morais e doutrinárias não forem corrigidas elas têm o potencial de se propagar através da igreja e corrompê-la.
Portanto, pecado não arrependido e falso ensino não podem ser ignorados na vã esperança que o problema desapareça por si próprio, porque Deus diz-nos que o problema será definitivamente propagado. Isto deve ser tratado clara e biblicamente.
Disciplina da Igreja é para coibir o pecado (1 Tm. 5:20). "Porque o Senhor corrige o que ama ... " (Heb 12:5-11). A igreja tem uma solene responsabilidade de coibir o pecado, através de disciplina adequada. (1 Cor. 11:31-32)
O povo de Deus deve ter cuidado para manter a atitude correta quando tratar com Cristãos em pecado, e [deve ter cuidado para] não dar lugar ao diabo.
Devemos ter a atitude que nós estamos fazendo isso por amor do Senhor e não por nós mesmos, não para agradar a nós mesmos, mas o nosso Salvador (1 Cor. 5:4).
Devemos ter a atitude de humildade e de choro (1 Cor. 5:1). Ver Gal. 6:1.
Devemos ter a atitude de compaixão por aqueles que pecaram e estão sendo disciplinados (1 Cor. 5:5; 2 Cor. 7:12).
Devemos ter a atitude de zelo pela santidade e justiça (1 Cor. 5:8). 
 
Pr. David Cloud (solascriptuta-tt.org)

 



VOLTAR